Sobre o sítio

Como o nome indica, a Trincheira do Chateau se propõe a divulgar os Jogos de Simulação de Conflitos, um sub-gênero dos jogos de tabuleiro em geral. Mas a Trincheira não se limitará apenas aos jogos de tabuleiro, livros e filmes relevantes (principalmente os relacionados ao tema de algum jogo) e jogos de computador também poderão ser abordados.

Neste sítio iremos escrever primordialmente sobre simulações de fatos históricos, embora também esteja nos planos abordar jogos de ficção científica e de fantasia, contanto que sejam simulações (*). Resumindo, se é jogo de “porrada” e não é totalmente abstrato, provavelmente receberá atenção por aqui.

Além disso, o ênfase será nos jogos tipo hex & counter tradicionais (hexágonos & marcadores/peças), mas também serão cobertos jogos de miniaturas, Card Driven Games, wargames puramente de cartas (acredite, eles existem) e outros.

Por outro lado, não interessa a definição de jogo de guerra utilizada em outros sítios, WAR, pelo menos por aqui, não é um wargame, é um jogo divertido (já joguei muito e ainda jogo de vez em quando), mas seu nível de abstração impede que ele seja considerado um wargame. Pelo que me consta, o jogo pode ser encarado como empresas tomando o controle, de forma hostil, de outras empresas, corporações dominando mercados nacionais, etc…

Portanto, principalmente pelo foco do blog, provavelmente não iremos abordar os chamados Eurogames, embora isso não seja impossível nem proibido, pois, além de não serem o foco deste sítio, existem dezenas de outros sítios especializados nos mesmos, o que acarretaria duplicação desnecessária de esforços.

Objetivos

Dentre os principais objetivos da trincheira podemos citar:

  1. Congregar (virtualmente) os Wargamers e os apreciadores de Jogos de Simulação de Conflitos brasileiros e de lingua portuguesa em geral, visando desenvolver comunidades voltadas aos Jogos de Simulação de Conflitos;
  2. Incentivar o uso de virtualizadores para suprir a ausência de oponentes, ou simplesmente para aumentar o seu número;
  3. Divulgar eventos e encontros onde os Jogos de Simulação de Conflitos estejam presentes, desde encontros caseiros, as famosas “jogas”, até eventos de grande porte pelo Brasil, e, até, pelo mundo;
  4. Divulgar novos jogos que estejam sendo lançados, tanto por empresas nacionais quanto estrangeiras;
  5. Divulgar as empresas que produzem os Jogos de Simulação de Conflitos;
  6. Apresentar resenhas (Reviews) de jogos, tanto novos quanto antigos;
  7. Apresentar Relatórios de Sessões de jogos (as AARs ou After Action Reports).

(*) A palavra simulação está usada em seu sentido mais amplo. Porém, como regra geral, quanto maior a abstração empregada no sistema, menor será o grau de aderência ao significado da palavra simulação.

11 opiniões sobre “Sobre o sítio”

  1. francisco carlos de aguiar disse:

    Parabens pela iniciativa,todos o site relativo a que estava procurando a muito tempo,obrigado.
    Francisco

    • Seja bem vindo, e, se desejar participar, deixe comentário que eu libero uma conta de “autor” para vc.

      Grande abraço.

      • francisco carlos de aguiar disse:

        Sim gostaria de participar,seria bem interessante,pois,muita coisa boa anda acontecendo para os aficcionados do wargames,novos designes,publicações,zines que precisamos divulgar.
        Obrigado pelo convite.

  2. Se cadastre no WordPress, se não desejar fazer blogs, é só criar especificando que não deseja fazê-lo, depois me informe o seu nome de usuário no wordpress, que eu te incluo como autor.

  3. Parabéns pelo site! Estou me inspirando no de vcs para desenvolver o meu… Abç!

  4. Por favor, divulgue aqui o nosso evento…

    E lá vamos nós!!!
    ITAIPA-WARS!!!
    Encontro de wargamers em Itaipava-RJ
    Local: Centro de Convenções do CGEA (Hotel do Exército)
    Data: 27 a 29 Jan 2017 (sexta a domingo)
    Custos: cerca de 95,00 a diária por participante (café da manhã incluído), mais refeições;
    Mínimo de participantes: 06 (seis);
    Wargames: LABYRINTH, ANDEAN ABYSS, FIRE IN THE LAKE, CUBA LIBRE, A DISTANT PLAIN e mais os jogos “Hex & counters” e outros que desejarem (para o pessoal do SOMNIUM, mesa específica para seus jogos).

    contato p/ reservas: Gerson Monteiro (21)9-70033897

  5. Parabéns pelo blog.

    Estive no castelo das peças e perguntei sobre você.

    Há encontros específicos para wargames?

    • Salve Mateus !!!

      Eu deveria ter ido à edição 100 do Castelo, mas a obra em casa atrasou, e minha mãe acabou sendo internada na UTI na quarta feira, então foi impossível.

      Não há encontros específicos, com periodicidade certa, como o Castelo, mas costumamos jogar wargames (eu praticamente só jogo wargames) nas chamadas “jogas”, normalmente aqui em casa. Se te interessar, eu posso te avisar na próxima.

      Grande abraço…

Deixe um comentário